HIERARQUIA DO CORPO DE BOMBEIROS CIVIL - BRASIL (CBC-BR)

O quadro de comando do CBC-BR esta composta por 4 oficiais Superiores que são fundadores e eleitos por todos os membros ativos.

Quadro de Oficiais do Comando Estadual

Para entrar no quadro de Oficiais do CBC-BR, o membro deve comprovar ensino superior concluído ou experiência comprovada. Essa é uma função indicada também pelo quadro de comando.

Quadro de Oficiais Subalternos

Para entrar no quadro de Oficiais Subalternos do CBC-BR, o membro deve comprovar ensino superior concluído ou experiência comprovada. Essas demais promoções seguem o Regulamento de Promoções e também é uma função indicada pelo quadro de comando.

Quadro de Praças

Após a incorporação no CBC-BR, o Bombeiro Civil entrará na patente de recruta.

Durante este período, que é obrigatório a todos os membros, o recruta é treinado e avaliado seguindo os padrões de exigências.

Após esse período, que é considerado como estágio, o bombeiro civil pode ser incorporado ou não a Bombeiro na 2ª classe.

As demais promoções seguem o Regulamento de Promoções.

As patentes de classe especial e classe distinta está reservado aos bombeiros civis com especialização especial ou por mérito.

Para entrar no quadro de Oficiais do CBC-BR, o membro deve ser um membro Fundador com mais antiguidade e comprovar ensino superior concluído ou experiência comprovada. Essa é uma função indicada também pelo quadro de comando.

Quadro de Comando Geral Nascional